Cronologia das Secas: Seca - 2013

Seca - 2013


Seca - 2013 - É praticamente a continuação da seca de 2012. A seca já provocou prejuízos da ordem de R$ 5 bilhões no primeiro trimestre só estado do Rio Grande do Norte, 33% do rebanho bovino foram perdidos, sem chuva, até as abelhas deixam o sertão, dizem apicultores.

Somente em algumas áreas isoladas a chuva atingiu a média histórica, em grande parte do semiárido brasileiro a seca já é considerada a pior dos últimos 50 anos. No Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e na Paraíba a queda na produção agrícola foi superior a 91%. Em muitas cidades o sistema de abastecimento de água entrou em colapso, ficando assim o abastecimento sendo feito através de carros pipa.

A seca enfrentada pelo Nordeste foi a pior em 50 anos e fez o Brasil entrar no mapa mundial de eventos climáticos extremos em 2013, segundo relatório pela WMO (Organização Mundial de Meteorologia).

A seca é o único evento extremo no Brasil. O estudo ainda aponta que o prejuízo com a prolongada estiagem chega a cerca de R$ 20 bilhões.

De acordo com a WMO, cada década é mais quente que a anterior.

Veja 12 destaques do clima extremo no mundo em 2013:

1) O tufão Haiyan devastou partes da região central das Filipinas.

2) As temperaturas no hemisfério sul foram muito quente, o que resultou em onda de calor generalizado: a Austrália experimentou um recorde de calor o ano todo, enquanto Argentina e Nova Zelândia tiveram o segundo e terceiro ano mais quente já registrado nestes países.

3) Um ar gelado varreu a Europa e sudeste dos Estados Unidos.

4) Na África, uma seca severa afetou Angola, Botswana e Namíbia.

5) Fortes chuvas de monção provocou inundações na fronteira entre Índia e Nepal. Rússia, nordeste da China, Sudão e Somália também tiveram inundações.

6) Uma grande seca afetou o sul da China.

7) O Nordeste do Brasil registrou sua pior seca em 50 anos.

8) Na Europa, chuvas fortes provocaram enchentes na Áustria, República Checa, Alemanha, Polônia e Suíça.

9) Israel, Jordânia e Síria foram atingidos por queda de neve sem precedentes.

10) As concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera alcançaram níveis máximos sem precedentes.

11) Os oceanos do mundo atingiram um novo recorde de alto nível do mar.

12) A extensão do gelo marinho na Antártida atingiu o pico registro diário.

Secas, inundações, conflitos, perdas econômicas cada vez mais profundas. Este é o cenário que aguarda o planeta caso não se reduzam as emissões de dióxido de carbono (CO2), advertem cientistas da ONU em seu relatório sobre o aquecimento global.

Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Cronologia das Seca - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página