Cronologia das Secas: Seca - 2015 / 2016

Seca - 2015 / 2016

Esgotamento do Açude Gargalheiras - Acari RN

Seca expõe ruínas de cidades inundadas para a construção da barragem de Sobradinho no fim em 1979. Desde da construção da barragem, esta é a primeira vez que as ruínas aparecem devido à redução do nível do lago.

Seca de 2015 / 2016 - Está seca é na verdade a continuação da série histórica 2012 / 2013 / 2014 / 2015 / 2016. Está seca já é conhecida como maior seca de todos os tempos na região do nordeste brasileiro. Em algumas regiões a seca foi amenizada devido algumas chuvas isoladas, mas na maior parte da região os grandes reservatórios estão no volume morto.

A Operação Carro Pipa, conduzida pelo Exército, já distribui água para cerca de 3,9 milhões de nordestinos, segundo o ministro da Defesa.

No estado do Ceará, a quadra chuvosa dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, ficou 60% a baixo da média histórica, segundo Funceme. Com o fim da quadra chuvosa, a preocupação agora é com o nível dos reservatórios de água cearenses. Os 153 grandes reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do estado estão com apenas 12% da capacidade. “Se olharmos o resultado da quadra chuvosa em termos de impacto, isso mostra uma condição de aporte de água pior do que 2015. Vinte e cinco reservatórios estão secos.

A escassez de chuvas no Nordeste é devido ao comportamento do fenômeno El Niño, que se manifesta cada vez mais forte. O que implica em irregularidades das chuvas para o Nordeste.

Foto: Fred Carvalho/G1
Cronologia das Seca - OpenBrasil.org
Próxima página